O presente projeto está estruturado como atividade extensionista de estudos aplicados, mediante a leitura de textos, observação da realidade, discussões, apresentação dos resultados à comunidade, mediante propostas intervencionistas que podem ser articuladas com os atores locais e a comunidade acadêmica dos cursos envolvidos, voltadas à pacificação social a partir da práxis da mediação no ambiente escolar, tendo em vista a visão biopsicosocial da criança e do adolescente e sua capacidade de transformação social, sobretudo tendo como base a construção de uma cultura de paz, que pretende além da resolução do conflito, efetivar a humanização do conflito, por meio da mediação transformativa.

Nesse sentido, a atuação/sensibilização das escolas selecionadas, têm como foco a prevenção ou diminuição dos conflitos existentes entre alunos ou entre alunos e docentes, buscando promover a cultura de paz no ambiente escolar por meio da implantação da mediação escolar.
A implantação da mediação escolar ocorre em etapas distintas e consecutivas.

No âmbito da Escola Gentil Paraíso do município de Valença/BA concluímos o primeiro ciclo do projeto e já efetuamos uma nova capacitação, neste momento estamos realizando o acompanhamento do processo de implantação do núcleo de mediação nesta escola, enquanto que, no Colégio Hildécio Antônio Meireles, localizado no município de Cairú/BA.