Histórico Projeto Mediar UFBA
Mediar UFBa: Prevenindo e solucionando conflitos é um projeto de pesquisa e extensão vinculado ao Observatório da pacificação social que visa divulgar e expandir os Meios Adequados de Soluções de Conflitos-MESC’s no ambiente acadêmico junto aos professores, alunos e servidores. Atuando no ambiente acadêmico, no seio da universidade, não só solucionando conflitos através da mediação, mas também prevenindo-os no intuito de criar um ambiente de paz entre os professores, alunos e servidores da UFBa.
O projeto iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2014 tendo sua primeira sensibilização realizada no âmbito da residência universitária Frederico Perez- R5, em Ondina. Na sensibilização estavam presentes a professora e coordenadora do projeto Ana Paula Bomfim, a tutora do projeto Victória Borja, a monitora do Observatório da pacificação social Luciana Lopes, e os bolsistas Fabia Leya Cabral e José Paulo. A sensibilização proporcionou aos residentes um contato inicial e uma melhor familiarização com a mediação e a Câmara Modelo. Foi realizada uma apresentação do Projeto, dos membros que o compõe e a descrição da atuação do projeto dentro do espaço das residências universitárias.
A partir desta primeira sensibilização foi possível realizar a I Capacitação da Residência Frederico Perez, realizada nos dias 03, 04 e 05 de Setembro de 2014 na Faculdade de Direito- UFBA. Nesta etapa do projeto é realizada a Capacitação dos agentes mediadores das residências universitárias que atuarão como multiplicadores da mediação, prevenindo e solucionando conflitos nestes ambiente A capacitação teve como instrutores a Profa. Ana Paula Bomfim e as tutoras Victória Borja, Rejane Alves, Tuany Sandy.
Após a primeira sensibilização e capacitação terem acontecido com muito sucesso os bolsistas do projeto realizaram a segunda sensibilização que aconteceu na residência 1- R1, no corredor da vitória, no dia 07 de março de 2015. Estavam presentes a Profa. Ana Paula Bomfim, a tutora Tuany Sandy, a monitora Luciana Lopes e a bolsista Luana Viana. A capacitação da residência universitária 1 ocorreu nos dias 25, 26 e 27 do mesmo mês, na própria residência e teve como capacitadoras a profa. Ana Paula Bomfim, a tutora Victória Borja, a monitora Luciana Lopes, a voluntaria Gabriela Teles e a bolsista Fabia Leya.
O próximo passo foi realizar um diagnostico dos conflitos existentes nas residências universitárias capacitadas. A estratégia utilizada foi a aplicação de questionários com todos os moradores das residências R5 e R1 sobre os tipos de conflitos vivenciados. O questionário visa identificar os tipos de conflitos existentes nas residências e a partir disto traçar um perfil de como eles vem sendo solucionados, quais os meios utilizados até então, traçando verdadeiro perfil da conflituosidade nas residências universitárias e possibilitar a realização de mediações com os casos que forem possíveis.
Os bolsistas do projeto também tiveram a oportunidade de participar do IV Encontro do Observatório da Pacificação Social que aconteceu no dia 04 de fevereiro de 2015. Uma roda de conversa com a ilustre participação do Prof. Mauricio Mogilka, docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia sobre conflituosidade e abordagem dos estudantes, professores e servidores para um despertar sobre a mediação.
Com o crescimento do projeto foi identificada a necessidade de um orientador que pudesse acompanhar de forma exclusiva as atividades realizadas. Nesse intuito foi convidada para fazer parte da equipe a Profa. Cynthia Lopes, quem atualmente coordena o desenvolvimento do projeto, ambientação e planejamento das próximas etapas.